quinta-feira, 19 de março de 2009

Produção de Textos - como trabalhar com a criança.






A criança e a produção textual
É necessário que a criança produza seus textos de maneira espontânea e que sejam sempre valorizados pelo professor.
Todos os textos deverão servir para as aulas de leitura e para trabalhar a ortografia. Deverão ser acompanhados pelo professor de forma que ele perceba a evolução linguística ocorrida ao longo do ano.
Além dos textos individuais, a produção em dupla e coletiva é de suma importância porque dá oportunidade da criança interagir com os colegas de forma a refletir sobre o que está escrevendo.
O texto coletivo proporciona ao grande grupo perceber a estrutura do texto, assim como: título, parágrafo, ortografia, pontuação, letras maiúsculas e minúsculas, etc. Através do texto coletivo o educador poderá salientar as mudanças nas regras gramaticais da Língua Portuguesa para os pequenos. Assim, eles já irão se acostumando, para que, mais tarde, não sejam obrigados a aprender tudo de uma só vez.

O que fazer para que o aluno se envolva com a produção textual?
Primeiramente, não tente motivá-lo porque ninguém motiva ninguém, somente o próprio indivíduo pode se motivar. Você, professor, deverá “DESPERTAR O INTERESSE NO ALUNO”. Agora você vai me perguntar, como?
Inicie delimitando os objetivos que você quer alcançar. Nenhum professor consegue atingir objetivos se não tiver pelo menos um. Escreva, da sua maneira, quais as competências que quer que eles desenvolvam ao final da atividade.
Comece a atividade sempre com gravuras, colagens, paisagens, poemas, textos interessantes, contos, histórias, músicas, trabalhos com sucata, textos de jornais, revistas, jogos, dinâmicas, etc. Alguma dessas atividades com certeza vai envolver o seu aluno no trabalho que você quer desenvolver com ele.
Dê os pontos importantes a serem observados em um texto, isso irá trazer segurança para o seu aluno.

PONTOS IMPORTANTES A SEREM OBSERVADOS:
• Dê um título ao seu texto;
• Coloque-o no meio da linha;
• Deixe um espaço entre o título e o texto;
• Use sempre o mesmo espaço dado ao 1º parágrafo;
• Lembre-se: travessões são colocados depois do espaço do parágrafo;
• Evite rasura, borrões, manchas, etc;
• Divida as palavras corretamente ao final da linha (sílabas);
• Use os sinais de pontuação que aprendemos;
• Consulte sempre o dicionário.



Explique bem que tipo de texto você quer.
Ao final, dê espaço para que alguns leiam para o grande grupo, valorizando o trabalho de cada educando.

Nenhum comentário: