quarta-feira, 25 de março de 2009

DESABAFO !!!!


É sabido que a nossa profissão está desvalorizada e que existem muitos profissionais desmotivados e cansados de dar "murro em ponta de faca", porém não podemos desistir da profissão que um dia idealizamos e sonhamos. Precisamos saber que cada criança que encontramos nas salas de aula da vida também sonha, e não temos o direito de podar esse sonho. Nós EDUCADORAS temos que dar um basta na falta de qualidade do Ensino que encontramos nas escolas. O momento é nosso e precisamos lutar para não nos deixar vencer pelos inúmeros contrapontos que encontramos ao longo de nossa carreira. Não é justo o que estão fazendo conosco precisamos nos revoltar e exigirmos alunos respeitosos e remuneração justa!!!!!

"...somente à medida que formos capazes de transformar um simples emprego ou bico em profissão é que estaremos contribuindo para a construção de uma categoria profissional significativa e representativa na sociedade e reconhecida por ela como tal." (PIMENTA,Selma e ANASTASIOU,Léa)

Um comentário:

Cezar Stange. disse...

Caríssima Ana, esta desvalorização do professor é resultado do descaso com que a educação sofre desde sempre no Brasil, é um vicio que passa de governo para governo. Quando a formação era coisa rara, haviam poucas escolas, o nosso país era defasado em comparação com outros paises, mas o professor era bem pago, pois era raro, mal formado, mas raro, os bem formados estudavam fora.
Com o advento da ditadura militar, os militares precisavam mostrar “interesse” pela educação, para poder pegar dinheiro emprestado no exterior.
Com a reação do povo contra a ditadura de então a estrutura educacional já fraca então foi arrasada pelas reformas impostas, criando-se cursos de licenciatura curta, e ai está a causa da desvalorização do professor, ao contrario de outras profissões que passaram a ter maior importância perante o sistema econômico, os estudantes e professores foram massacrados politicamente e socialmente.
Hoje temos um metalúrgico na presidência do pais, e os professores querendo um milagre financeiro em suas vidas, com alguém pode dar aulas em paz, pensando na conta de luz?
Não tenho nada contra os metalúrgicos ou mesmo ao presidente, mas penso que se os professores na hora de uma greve não saíssem das salas de aula, mas mudassem o teor programático. Que se dê aula sobre a história da educação no país, sobre a vida pregressa dos políticos, isto seria tão significativo quanto quando os metalúrgicos param uma fabrica sem produtos em estoque, eles aprenderam que com o pátio cheio de carros a greve não funciona. As pessoas aprenderiam cidadania, e o processo de formação de um sistema democrático justo e verdadeiro estaria garantido. Bem esta sugestão tenho dado a anos, mas nunca fui escutado. Parabéns pelo blog. Que o amor de Deus seja o solo do crescimento das nossas ações. Cezar