domingo, 9 de maio de 2010

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

    Os modos de comunicação ampliam-se, significativamente, pela necessidade de estabelecer conexões entre os indivíduos nos mais diferentes grupos de pessoas, dispersos geograficamente. Com o surgimento dessa necessidade ocorreu o desenvolvimento das mais diferentes tecnologias.
       Esta necessidade apareceu também na educação, pois se observou uma forte pressão do lado educacional com a crença de que a educação proporcionaria uma promoção da escala social. Porém a procura por uma formação qualificada e especializada foi de encontro a falta de estrutura do sistema educativo.
      Atualmente, há em quase todas as universidades brasileiras cursos de extensão, graduação ou pós-graduação na modalidade à distância, mas com este crescimento a EAD vem enfrentando muitos desafios, sentindo necessidade de proporcionar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adequado e eficaz para alunos e professores.
        Este ambiente de aprendizagem tem que ser um espaço onde as pessoas ampliem sua capacidade de desenvolver novos padrões de raciocínio, além de aprender com as ações elaboradas em grupo e individual.
Para que haja uma aprendizagem clara e efetiva é importante que o professor saiba usar os recursos digitais disponíveis no AVA, saiba organizar o material pedagógico e saiba desenvolver condições e estratégias de aprendizagem.
                                                                       

Nenhum comentário: