segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO: um princípio básico para o sucesso


É natural do ser humano avaliar tudo e todos: o cardápio do restaurante; o amigo que chegou atrasado; o atendimento; a pessoa mal vestida ou a outra que exagerou nos brilhos; Tudo é motivo para críticas e avaliações. E se essa avaliação for positiva trataremos de uma forma, caso contrário, trataremos de outra. A avaliação humana é cruel e cheia de pré-conceitos que aprendemos desde crianças porque não procuramos conhecer o indivíduo antes de julgá-lo, simplesmente atribuímos à ele características satisfatórias ou não.

O professor também faz parte desse sistema, porém para ser um bom profissional deve se despir dessas avaliações errôneas que, muitas vezes, determinam o fracasso escolar da criança. Portanto, o profissional da educação tem que saber usar de forma adequada a avaliação de seus alunos.

Para Luckesi, A avaliação só nos propiciará condições para a obtenção de uma melhor qualidade de vida se estiver assentada sobre a disposição para acolher, pois é a partir daí que podemos construir qualquer coisa que seja.”. O professor tem que estar disposto a transformar a realidade do seu aluno, mas primeiro terá que aceitá-la do jeito em que se encontra. Ao acolher essa criança está dando uma chance de mudança, apresentando novos caminhos construirá, juntamente com ela, uma nova realidade.

Para avaliar um grupo de alunos, antes de mais nada, precisa-se diagnosticar o conhecimento prévio da criança sobre determinado assunto. Para esse diagnóstico ser eficaz é necessário coletar dados essenciais para avaliar o que precisamos. Seg. Luckesi: Dados essenciais são aqueles que estão definidos nos planejamentos de ensino, a partir de uma teoria pedagógica, e que foram traduzidos em práticas educativas nas aulas.”. É necessário ter bem definido o objetivo a ser alcançado e utilizar instrumentos adequados à realidade da criança para que se tenha sucesso no diagnóstico.

Os dados coletados devem refletir o exato momento em que se encontra o aprendizado do educando, pois somente assim o professor poderá elaborar um trabalho eficiente e direcionado àquele grupo de alunos.

Após coletado os dados, é fundamental qualificá-los para que possamos saber se o estado em que a criança se encontra é satisfatório ou não. Com base nos dados, o educador deverá ter clara a teoria que utiliza como suporte na sua prática pedagógica e o planejamento de ensino, pois ambos servirão de guia para sua prática de ensinar no decorrer do ano letivo.

A avaliação não termina com o diagnóstico do grupo de alunos, mas sim com muita dedicação e perseverança num caminho trilhado por todos em busca do melhor.